Projetos

Fique Ligado
A Escola está desenvolvendo o projeto "Estudar e Saber" 
como criar hábitos de estudo.
Leia o projeto na integra e participe




ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA









ESTUDAR É SABER
Como criar hábitos de estudos













Capinzal, SC
2016

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BELISÁRIO PENA
CAPINZAL-SC












ESTUDAR É SABER
Como criar hábitos de estudos





Projeto apresentado a 7ª Gerência Regional de Educação, de Joaçaba, SC como etapa do curso de Capacitação sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina.


Elaboração: Professores e Equipe Gestora


Capinzal, SC
2016

1 TEMA: Conhecimento e Vida
2 TÍTULO: Estudar é saber: como criar hábitos de estudo
3 DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:
A cada dia na escola, dentro dos duzentos dias necessários por lei considerados letivos, encontramos alunos que não estão motivados em aprimorar seu conhecimento ou, pelo menos aprender o mínimo necessário. Os educadores enfrentam diariamente um grande desafio nas salas de aulas, o desafio de despertar nos seus educandos a vontade de aprender. A escola se depara com as várias opções externas de lazer e entretenimento que são de fácil acesso como computador, videogame, internet, redes sociais, música, televisão, que dificultam ações que chamem a atenção dos alunos e que despertem neles o prazer de estudar. O ato de estudar ou de vir para a escola muitas vezes é uma forma somente de cumprir a obrigatoriedade legal e que a família exige e não percebem que conhecer, descobrir, entender é uma necessidade racional e emocional humana assim como a de saciar a fome, a sede e a de relacionar-se com os pares. Diante do quadro visível da falta de hábitos de estudo e muitas vezes da pouca ou quase nada orientação e cobrança da família, questiona-se: Por que é importante estudar? Como despertar no aluno o prazer de estudar?
4 OBJETIVOS
4.1 GERAL:
Despertar o interesse pela busca do conhecimento consolidando hábitos e rotinas de estudo.
4.2 ESPECÍFICOS:
Analisar o histórico de escolarização das famílias;
Mostrar as perspectivas futuras de quem estuda e as desvantagens de quem não estuda;
Despertar o interesse pelo estudo;
Auxiliar na formação do hábito de estudar.
5 JUSTIFICATIVA:
A escola atualmente não é mais vista como um local prazeroso, pois o cenário que se tem hoje são crianças, adolescentes e jovens cada vez mais envolvidos com a tecnologia recebendo informações ao mesmo tempo, sem aproveitá-las para seu próprio benefício, dificultando sua performance para enfrentar os desafios que terão no futuro.
Assim, um dos problemas que a educação vem enfrentando traduz-se na falta de motivação e interesse, por uma parte dos alunos, de reservar algumas horas do seu dia para estudar além sala de aula, organizando-se nos seus materiais, trabalhos, revendo o que foi explicado em sala de aula e criando assim métodos e hábitos de estudo próprios.
Sabendo que atualmente nossos alunos estão ligados ao “mundo virtual” e que apesar de ser uma fonte riquíssima de estudo, também pode ser um desvirtuador da atenção do foco principal - o estudo, cabe portanto à escola, com auxílio da família, despertar ou resgatar o gosto pelo estudo na busca do conhecimento. É preciso com urgência desenvolver uma linguagem que nos aproxime, enquanto escola, das novas gerações para que, cada vez mais, entendamos anseios e necessidades do educando, bem como, mostrar maneiras de como ele pode melhor aproveitar seu tempo reforçando o que aprendeu e o que deseja aprender, saber usar adequadamente o que está a sua volta como ferramenta de ensino, no caso, podendo ser as próprias mídias e usando-as como um instrumento educacional de utilidade para o seu estudo e aproveitando-as para seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e profissional.
Justifica-se a importância da execução do projeto haja vista que estudar é um investimento na obtenção de conhecimento e na apropriação em saber escolher o melhor caminho para atingir objetivos.

6 REFERENCIAL TEÓRICO
Atualmente, muitos jovens desanimam na hora de estudar, e isso acaba por preocupar a família e a escola, pois ambas sabem que o estudo ainda é um dos caminhos principalmente para o sucesso profissional, mas auxilia o indivíduo em todas as suas ações na vida. O que se percebe visivelmente nos estudantes é uma falta de esmero e interesse de buscar autonomamente um período de estudo onde assimilem o que estudaram na escola ou pretendem estudar. Esse desinteresse dos educandos provoca reflexos na qualidade da aprendizagem e também causa grande evasão escolar. A esse respeito Freire (1982) esclarece que “o ato de estudar necessita de persistência e atenção, o que por sua vez, remete a uma atividade mental que está presente não só na resolução de tarefas de aprendizagem, como também na maior parte das ações sociais”.
 Outra realidade que se nota nas instituições de ensino, são alunos que acabam apenas estudando o básico para passar de ano, e se esquecem que, além disso, é preciso realmente aprender. Para a escola o mais importante é que o aluno aprenda e que aplique na sua vida o que de fato aprendeu enquanto e
Segundo IçamiTiba (2014):
O aprender é uma das formas de se construir o conhecimento. Os conteúdos que os professores passam em aulas chegam aos alunos como informações que deverão ser transformadas em conhecimentos. Estes, cada aluno tem que construir o seu. É preciso que ele aprenda esta construção. A informação que chega precisa ser compreendida, aceita, assimilada, experimentada e praticada. Assim, ela é transformada em conhecimento. A prática do conhecimento é a mãe da sabedoria. Cabe aos professores fazer estas informações chegarem até o aluno, não importa quais recursos usem, e cabe ao aluno transformá-las em conhecimentos. Aos pais, cabe verificar se este aprendizado está ocorrendo.

Nesse processo o papel da escola é importante para que o aluno sinta-se seguro diante do conhecimento. A tarefa do professor é aproximar o aluno do conhecimento e dar a este a certeza de que aprendeu, mas para que isso ocorra são necessárias alternativas que estimulem, provoquem, desafiem e ao mesmo tempo cobre atitudes que demonstrem realmente o que assimilou, quer seja nas notas de avaliações, nos trabalhos realizados, nas atitudes diárias através de posicionamentos mais éticos e verdadeiros construindo sua história de vida através do estudo diário organizado, seja na escola ou fora dela. Para Nogueira (2009) “o docente precisa considerar que lecionar envolve, além do domínio de técnicas pedagógicas e estratégias especificas um olhar afetivo para com o estudante” o que às vezes é o que falta para que o aluno dedique-se mais aos estudos.
Encontramos em Piazzi (2015) que diz  que muitas vezes  “é mais importante o tempo que você passa estudando sozinho que do que aquele que passa assistindo aulas”, isto é , na aula o aluno assiste alguém explicando, tem o início para entender, tem o estímulo com a explicação e com as atividades e, sozinho, com mais tempo e de forma organizada o indivíduo consegue ir além, conhecer, aprofundar o que recebeu do professor e a partir daí   descobre o prazer que o saber proporciona., pois “o conhecimento e a inteligência são construídos aos poucos, todos os dias”.(PIAZZI, 2015). A partir do momento em que o aluno insere, incorpora o hábito de estudo na sua rotina vai praticando, revisando e aplicando o que entendeu, o conhecimento não se perde mas sim se amplia dia a dia.  “A prática do conhecimento é a mãe da sabedoria” como ainda aponta Içami Tiba, pois quanto mais aprende mais o ser humano torna-se proativo na sua vida pessoal e comunitária.
Por outro lado, os alunos chegam à escola com uma bagagem muito grande de conhecimentos que são adquiridos no convívio com a família e com a comunidade que o cerca e no caso dos adolescentes recebem ainda a influência também por parte da turma de amigos, o que muitas vezes acaba sendo mais importante do que a família e escola juntas, provocando desatenção, pouco estudo ou necessidade ficar muitas horas do dia virtualmente, não cumprindo com as tarefas escolares.
Assim, quando oportuniza-se aos alunos participarem contribuindo com seus conhecimentos prévios, eles se envolvem e começam a perceber que o trabalho desenvolvido em sala de aula não está distante do que eles sabem e da realidade em que vivem ou almejam viver. É importante que escola e professor tenham clareza e reconheçam o conhecimento já adquirido pelo aluno para planejar e executar boas aulas e ao mesmo tempo o professor se torne o mediador entre o que o aluno já sabe com o conhecimento que ele necessita adquirir. Portanto “na educação escolar, o professor passa a ter a função de mediador entre o conhecimento historicamente acumulado e o aluno. Ser mediador, no entanto, implica em também ter se apropriado desse conhecimento”. (SANTA CATARINA, 1998, p. 17).
Assim, os conceitos trabalhados em sala de aula devem estar vinculados, sempre que possível, a situações reais, concretas, visando o entendimento por parte dos alunos tornando-os a cada aula mais significativos. Dessa forma, todo educando precisa assumir seu papel de estudante com humildade diante do saber, buscando primeiro compreender o assunto, para depois construir sua opinião sobre o que foi estudado. É importante ressaltar que o conhecimento por si só não existe. É preciso que esteja sempre vinculado a uma ação humana.
Pelo viés da Proposta Curricular (SANTA CATARINA,1998, p. 17) entende-se que o conhecimento “[...]. Existe sempre impregnado em algo humano (ou um ser humano ou uma criatura humana, como livro, um aparelho, o meio social)”. Isto é o conhecimento é resultado de uma ação humana direta ou indiretamente, pois tudo o que é construído pelo homem gera uma série de outros conhecimentos dependendo dos estímulos recebidos no ambiente que convive, incluindo assim a escola e os professores.
Observa-se, nos adolescentes e jovens a falta de persistência em realizar determinadas atividades, entre elas a de estudar ou pelo pouco estímulo e cobrança familiar, ou pelas interferências externas que mostram prazeres diferentes e até facilidades na conquista de posições que trazem satisfações efêmeras e até por conta das transformações biológicas e emocionais por que passam nessa fase tumultuada de autoafirmação pessoal e social.
Muitos jovens e adolescentes encaram o estudo como sacrifício, chatice e não necessário ao seu desenvolvimento pessoal, intelectual, social e até emocional, esquecendo-se de que a pessoa com conhecimento tem sempre melhor condição de analisar os caminhos que precisa e deve trilhar, fará escolhas ao longo da vida com menos erros. Saberá também que suas escolhas determinarão suas perspectivas de futuro. É importante a escola sempre esclarecer ao aluno de que “O pior erro que alguém pode cometer é desistir de aprender o que quer que seja apenas porque encontrou uma dificuldade”.  (PIAZZI, 2015).
Por isso a escola precisa estar atenta para sempre renovar suas estratégias que motivem os alunos para a descoberta, para o conhecimento e principalmente tenham boas expectativas com relação ao ato humano de aprender. Constantemente a escola precisa reinventar-se, conhecer quem são seus alunos, suas famílias inserindo-as no seu cotidiano para que de fato conheçam a metodologia desenvolvida pela escola na perspectiva de auxiliar na solução para os diversos problemas que poderão advir.
Salienta-se como fundamental a importância não só da família mas também do papel do educador nessa fase da vida do adolescente. Por isso o profissional da educação precisa constantemente atualizar-se, buscar novos subsídios que ampliem o conhecimento que aprendeu durante sua formação e que ao longo da atividade didática possa manifestar através da sua prática sua capacidade em auxiliar a classe na aquisição do conhecimento e proporcionar condições àqueles que desejam ir além sala de aula.
Por isso o professor que investe profissional e afetivamente nos alunos, e em si próprio, aprende a lidar com as angústias que a aprendizagem coloca à sua frente a cada dia. Buscar soluções para sanar as dificuldades dos alunos e ensiná-los a se dedicar aos estudos em casa é uma tarefa que deve ser compartilhada com todos os envolvidos da unidade escolar e com a família. É indispensável que os professores estejam sensibilizados para o compromisso de atribuir ao aluno o hábito de estudar todos os dias principalmente procurando executar as atividades e resolver os exercícios referentes aos conteúdos que pouco entendeu no momento da explicação, pois o que já sabe não há necessidade de dispender muito tempo para o estudo. Necessário se faz estudar, pesquisar, buscar ajuda do professor com nova explicação sobre o conhecimento que ainda está por descobrir, ou aquele conteúdo que não ficou bem entendido e que ainda possa ter dúvidas.
Assim, “[...], sob a orientação do professor, os sujeitos vão assimilando o conteúdo e as formas da consciência social – a ciência, a arte, a moral, o direito – e as capacidades de atuar de acordo com as exigências estabelecidas”. (DAVIDOV, 1988, apud SANTA CATARINA, 2014).
Aprender a estudar sozinho é uma ação humana que precisa ser manifestada, cobrada e principalmente incluída no cardápio intelectual dessa geração que detém inúmeras informações mas que pouco ou quase nada faz para transformá-la em alimento ao desenvolvimento cognitivo que promove autoestima, autoconfiança e realização pessoal e interpessoal. Por isso estudar não se quantifica mas se qualifica. É preciso estudar melhor, e estudar melhor é descobrir alternativas para aprimorar o método de estudo ou criar seu próprio jeito de estudar.
Mesmo encontrando dificuldade para despertar o interesse dos educandos em estudar, os educadores e a comunidade escolar devem lutar para despertar o interesse pelo estudo, a vontade em aprender, pois com conhecimento as condições de busca na concretização dos objetivos torna-se menos sofrida. Ao dedicar-se algumas horas a mais do dia para estudar, principalmente após a aula, o aluno sai da sua zona de conforto exigindo de si mesmo mais organização, dedicação, raciocínio e empenho tornando a busca pela aprendizagem algo inerente à sua vida.
“Estudar é colocar em prática, aplicar o que aprendeu” (PIAZZI, 2015), a partir do momento que o estudante perceber a ligação que existe entre os conteúdos dos componentes curriculares e que ao usá-los para resolver situações do cotidiano, como uma simples equação entre receita e despesa, a importância ao elaborar um pedido de emprego, a capacidade de analisar o currículo de pretensos candidatos a governos para não se deixar ludibriar por ilusões,  dialogar e argumentar sobre como se pode realizar mudanças fazendo parte da coletividade perceberá então que essas possibilidades somente foram ou serão possíveis pelo estudo, através das leituras e da conexão existente entre os conteúdos que geram o conhecimento necessário às transformações da sociedade, principalmente com pessoas que estejam entusiasmadas, tanto para aprender quanto para ensinar.

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O projeto se desenvolverá a partir das seguintes etapas:
  • Projeção do filme “McFarland dos EUA” (2015) como motivação inicial e reflexão posterior. O filme é baseado numa história real(1987) de um treinador com sua equipe de cross-country, na cidade que dá nome ao filme;
  • Elaboração do instrumento questionário para pesquisa com as famílias;
  • Aplicação da pesquisa com as famílias sobre a escolarização e profissão dos pais ou responsável;
  • Análise e tabulação dos dados coletados;
  • Apresentação dos dados da pesquisa;
  • Palestra com egressos de sucesso, de insucesso e que não tiveram oportunidade de estudar para alunos e pais;
  • Palestra com os pais sobre hábitos de estudo e como ajudar o(a) filho(a) estudar;
  • Levantar dados para conhecer os hábitos de estudo dos alunos antes e depois do projeto;
  • Aplicar pesquisa para levantamento de perspectivas de futuro dos alunos através de estudo;
  • Apresentação de trabalhos com os resultados do projeto;
Por ser uma proposta de trabalho interdisciplinar cada componente curricular desenvolverá atividades durante o período de execução do projeto, que promovam o estudo da evolução do modo de vida dos povos em seus aspectos históricos, biológicos, aritméticos, geométricos, filosóficos, geográficos, artísticos, desportivos, religiosos, sociológicos e culturais concomitante ao plano de curso de cada disciplina. Durante as aulas as atividades serão planejadas para despertar o prazer em aprender ligando-as sempre a uma rotina de estudo, principalmente procurando envolver na medida do possível a família.
8 CRONOGRAMA
O projeto se desenvolverá a partir de abril até agosto de 2016.
9 RECURSOS
Humanos: professores, equipe gestora, alunos, pais e ex-alunos.
Financeiros:  custo das viagens (UNOESC, SENAI e IFC, Treze Tílias, Fraiburgo, Caçador, locação de filmes.
Materiais: projetor multimídia, telefone celular, máquina fotográfica, computador, mapas, folhas, fotografias.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
NOGUEIRA M.O.G. Aprendizagem do Aluno Adulto: Implicações para a prática Docente no Ensino Superior. Curitiba: IBPEX, 2009.
PIAZZI, Pierluiggi. Aprendendo inteligência. Aleph. São Paulo, 2015.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. [S.I.]:[S.n.], 2014.
_________________. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.  Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

TIBA, Içami. Ensinar a aprender. 2014. Disponível em http://www.tiba.com.br/artigo.php/ Acesso em 01 de abril de 2016.



A TECNOLOGIA, A PESQUISA E O TRABALHO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA:  O que ensinar e exigir do aluno?



                                                JUSTIFICATIVA


Considerando a importância de que o aluno precisa dominar as técnicas básicas de pesquisa e elaboração de um trabalho científico, a escola sentiu a necessidade de inserir no cotidiano escolar a exigência de algumas ações que considera relevantes para sua formação.
Por isso esse trabalho prima pela organização da pesquisa, negação ao plágio, senso de responsabilidade e, sobretudo preparar o aluno para exigências futuras quando da terminalidade da educação básica - ensino médio e da sequência de estudos de nível superior.

OBJETIVO  GERAL

Orientar os alunos quanto à elaboração e apresentação de trabalhos de acordo com as normas técnicas.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

  •  Orientar para a pesquisa e elaboração dos trabalhos conforme normas técnicas, utilizando os recursos da sala de informática;
  • Compreender e manipular as ferramentas como BROffice Writer, BROffice Impress, BROffice Calc e BROffice Draw;
  •  Sensibilizar os alunos quanto ao uso da internet como ferramenta de pesquisa, não como uma forma de encontrar trabalhos prontos (plágio).


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O projeto será desenvolvido com os alunos dos 6º anos a 8ª série do ensino fundamental, para os alunos dos 6º e 7º ano serão oferecidas orientações de normas básicas pelo professores em sala de aula. Para os alunos da 8ª série será oferecida uma oficina com duração de 01(uma) hora/aula semanal, no contra turno. Esses encontros para a realização do projeto serão ministrados pela professora orientadora da sala de tecnologia.
O conteúdo programático do Projeto contemplará: a elaboração de trabalhos de acordo com as normas técnicas, sendo necessário para isso a manipulação e a compreensão de ferramentas como do BROffice Writer para edição e formatação de textos, do BROffice Impress na criação e edição de apresentação de slides, uso do BROffice Calc para a elaboração de planilhas de cálculos e gráficos, criação e edição de imagens no BROffice Draw e da internet para a realização de pesquisas.
        O presente projeto contribuirá com o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios ao aluno para um melhor desenvolvimento e a organização de trabalhos impressos e na sua apresentação.

Projeto

Mix da Leitura

 
Com o objetivo de estimular o hábito da leitura como descoberta do conhecimento a escola desenvolve desde 2012 o projeto “MIX DA LEITURA” com todos os alunos do 6º anos à 8ª séries.
Uma das atividades do projeto é a parada diária de 10 minutos no início do período letivo pela manhã e tarde, onde todos da escola param para ler. Num primeiro momento todos os alunos da turma leem a mesma obra que em momento posterior é explorado em diversas atividades.  Em 2013 as turmas do 6º e 7º ano estão lendo o livro Tosco de Gilberto Dari Mattje e os alunos das 8ª séries estão lendo a obra Menino do Engenho de José Lins do Rego.
Outra atividade que o projeto contempla é desenvolvida pela Orientadora pedagógica que em alguns momentos da semana conta histórias para as turmas com o objetivo de desenvolver o prazer de ouvir histórias


Nenhum comentário:

Postar um comentário